in Jornal Diário
O Presidente do Governo dos Açores disse, ontem, que a luta contra a pobreza e a exclusão social está a ter resultados positivos na Região.
Carlos César referiu indicadores segundo os quais os Açores – que se encontravam em último lugar entre as regiões com melhores índices de rendimento das famílias – já ultrapassaram as regiões Norte, Centro e do Alentejo, acrescendo, a isso, a diminuição do numero de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, em virtude de muitas famílias terem alcançado a auto-suficiência económica.
Apesar de positivos, estes indicadores não anulam, frisou Carlos César, que ainda há pobreza e que o Governo Regional vai continuar a dedicar uma grande prioridade e uma grande atenção a esta problemática.
O Presidente do Governo falava, no Palácio de Sant´Ana, no final de um encontro com o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, que se encontra nos Açores a participar na 6ª Mesa Redonda Europeia sobre a Pobreza e Exclusão Social, que decorre em Ponta Delgada.
Carlos César aproveitou para manifestar a sua satisfação pela escolha dos Açores para sede do evento, promovido no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, referindo, também, que o encontro com Vieira da Silva reforça a relação de grande proximidade e de trabalho contínuo com o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, um bom exemplo da boa colaboração entre o Governo Regional e o Governo da República.