1.11.07

Portugal sem risco no sistema de pensões de reforma

in Jornal Público

O ministro Vieira da Silva considerou ontem que a saída de Portugal do grupo de países europeus com alto risco ao nível da sustentabilidade do seu sistema de pensões foi resultado das mudanças estruturais operadas pelo Governo.

As palavras do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social surgiram no final do Conselho de Ministros, em comentário à decisão da Comissão Europeia, que retirou Portugal do grupo de países com elevado risco ao nível de sustentabilidade no financiamento de pensões.

Segundo o membro do Governo, antes da reforma da Segurança Social, "Portugal estava em risco de, a prazo, não ter os recursos necessários para garantir a protecção na velhice". "Portugal poderia viver numa situação de desequilibro, que seria fortemente penalizadora para os nível nacionais de coesão social", reforçou Vieira da Silva.

De acordo com o ministro, "o conjunto de mudanças operadas por este Governo, que foram de ordem estrutural, permitiu agora à equipa da Comissão Europeia validar as perspectivas de longo prazo do sistema português de protecção social, retirando o país da situação de risco". Lusa