In Notícias ao Minuto
Atividade física solidária e recolha de alimentos e roupas para distribuir pelos mais carenciados são iniciativas que assinalam, entre sexta-feira e sábado, no distrito de Vila Real, o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza.
Várias instituições públicas e privadas juntaram-se para assinalar no distrito o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, numa iniciativa lançada pelo núcleo distrital da Rede Europeia Antipobreza (EAPN).
Catarina Oliveira, técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN, afirmou hoje à agência Lusa que o objetivo é sensibilizar a sociedade civil e alertar para as situações de pobreza e exclusão no distrito, onde há também cada vez mais pedidos de ajuda.
Estas iniciativas visam, de acordo com a EAPN, "sensibilizar todos os cidadãos para as situações de pobreza que são mais visíveis no seu meio envolvente, desconstruindo eventuais estereótipos e apelando a uma cultura de solidariedade e cooperação".
"Queremos envolver a sociedade civil e mostrar que as questões da pobreza e exclusão social são da responsabilidade de todos", salientou Catarina Oliveira.
Entre os dias sexta-feira e sábado, a atividade física transforma-se numa ação de solidariedade com as inscrições a serem pagas com bens alimentares ou roupas que vão ser distribuídas pelos mais carenciados.
Na capital de distrito, Vila Real, a manhã de sábado vai ser dedicada ao "bem-estar", com aulas de yoga, zumba, sessões gratuitas de reiki e de informação sobre bem saúde pública e uma campanha de adoção de animais.
As atividades são abertas a toda a comunidade incluindo clientes das instituições (idosos, crianças, pessoas portadoras de deficiência ou pessoas em situação de desfavorecimento social).
Segundo a organização, cada participante poderá trazer um bem alimentar, roupa ou acessórios para pessoas e animais, que depois serão distribuídos pelos mais necessitados.
Em Mesão Frio, Peso da Régua e Vila Pouca de Aguiar realizam-se também atividades desportivas, que incluem recolha de bens.
Já em Ribeira de Pena haverá uma recolha de alimentos que serão entregues pelos idosos da Misericórdia de Cerva a famílias carenciadas. Os utentes desta instituição vão mostrar também cartazes alusivos ao dia.
Em Sabrosa, a companhia de Teatro Filandorra apresenta a pela "Saco de Nozes", uma comédia contra a violência doméstica que é inspirada na obra do autor transmontano Pires Cabral. Neste concelho será também feita uma pintura coletiva de um mural alusivo à pobreza.
Mondim de Basto está a preparar um "Roteiro Solidário" que levará os participantes a percorrer os locais mais históricos da vila e nos quais poderão assistir a atuações de violino, canto ou recitação de poemas, ao mesmo tempo que se deparam com textos sobre situações de pobreza e exclusão social.
A inscrição será feita em troca de bens não perecíveis que revertem na sua totalidade para a Loja Social de Mondim de Basto.
A equipa da ação social da Câmara de Santa Marta de Penaguião vai contar a história "A menina dos fósforos" e os pais dos alunos deste concelho serão desafiados a uma atitude solidária.