19.9.16

Radiografias permitem combater pobreza

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

Recolher radiografias. Reciclar para extrair a prata e vendê-la. É este o processo promovido pela AMI para poder ajudar a população desfavorecida


A 21ª edição da campanha de reciclagem de radiografias da Assistência Médica Internacional (AMI) está a decorrer até ao próximo dia 4 de outubro. Até esta data é possível entregar nas farmácias do país «as radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico», explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

Os materiais doados serão depois reciclados, evitando-se assim o seu envio para o lixo. A venda da prata extraída «permitirá à AMI gerar financiamento para fazer face ao constante aumento das necessidades sociais». Anualmente, esta campanha «gera fundos que permitem financiar um dos 16 equipamentos e respostas sociais da AMI em Portugal».

Nos 20 anos que tem esta campanha, a organização recolheu «quase 1.600 toneladas de radiografias, tendo conseguido, através da sua reciclagem, obter quase 16.000 quilos de prata (cerca de 800 quilos por ano), que não só não vai para o lixo e aterros, como depois de reciclada é reintroduzida no mercado de matérias-primas».