1.8.18

Magenta comemora 15.º aniversário

in Figueira na Hora

No próximo dia 7 de agosto, na sua galeria, a Magenta – Associação dos Artistas pela Arte comemora o seu 15,º aniversário.

O programa inicia-se às 20h15 e inclui momentos de poesia, dança, música, exposição internacional 15x15, workshop de dança, teatro de rua e pintura ao vivo.

Pobreza e a exclusão social na forma de arte
A Magenta encetou uma parceria o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) e a European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza), Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está actualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal, onde foi criada em 1991, estando hoje reconhecida como associação de solidariedade social, de âmbito nacional, obtendo em 1995 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A acção da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 núcleos distritais.

No âmbito das suas actividades para 2018, o núcleo de Coimbra da EAPN Portugal desenvolveu um micro-projecto/ mini-concurso, em que através do recurso a diversas formas artísticas como a prosa, a poesia, a pintura e a fotografia, se pretende retratar de forma artística temas relacionados com a pobreza e a exclusão social, neste caso, um olhar sobre os sem abrigo.
Regulamento disponível aqui.

Exposições além-fronteiras
Entre os dias 7 e 12 de julho, a Magenta co-organizou uma exposição internacional de arte contemporânea que decorreu na Galeria Cathédrale, em Fibourg, na Suíça, tendo como parceira a associação internacional de artistas «Artcom Expo», sediada na Noruega.

Em exibição estiveram mais de 3 dezenas de trabalhos, da pintura à escultura e trabalhos digitais de artistas de várias nacionalidades, nomeadamente de Portugal, Noruega, Suíça, Luxemburgo, Reino Unido, Itália, Albânia e Brasil.

A Magenta viu alguns dos trabalhos dos seus associados distinguidos entre muitos outros, salientando que a cidade da Figueira da Foz esteve em exibição em Fribourg, através do trabalho digital realizado por Sofia Neto, que foi agraciado com medalha de Ouro.

Continuando a trabalhar para divulgar a arte e artistas além fronteiras, a Magenta co-organiza nova exposição internacional em agosto, desta feita em Bergen (Noruega), seguindo-se a participação no Artshoping no Caroussel du Louvre, no mês de uutubro. As inscrições encontram-se abertas para todos os artistas interessados.

Mérito escolar premiado com arte
A cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas Figueira Mar (4º ao 9º ano) decorreu no dia 23 de julho na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado. Mais um ano em que a Magenta premeia o melhor aluno de Artes Visuais, do 9º ano, desta feita com uma obra de arte oferecida por Armando Pedro e, ainda, a ficha de inscrição para associado da Magenta, com isenção de quotas até aos 20 anos.