in Jornal Digital
O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram quinta-feira, um acordo de cooperação para combater a pobreza rural, avançou a agência Lusa.
De acordo com um comunicado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o acordo pretende «aproveitar melhor os recursos disponíveis para combater a pobreza rural, especialmente nos oito Estados membros da CPLP».
«A relação estabelecida vai possibilitar que o FIDA e a CPLP utilizem os seus próprios recursos e os dos seus parceiros de Desenvolvimento, de maneira mais eficaz, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste», lê-se no documento.
A nota refere ainda que o acordo «aumentará o impacto de ambas as partes em cada país e assegurará uma participação mais forte dos pobres rurais nas actividades de desenvolvimento no âmbito das estratégias nacionais de redução da pobreza».
O acordo foi assinado hoje em Lisboa, durante as Jornadas Europeias do Desenvolvimento, pelo Presidente do FIDA, Lennart Bage, e pelo Embaixador Luís Fonseca, Secretário Executivo da CPLP.
O FIDA investiu cerca de 228,9 milhões de euros em apoio de 27 programas e projectos em países lusófonos.
A organização está a incrementar o seu programa de trabalho global em 10 por cento ao ano no período 2007-2009, o que também impulsionará as suas actividades nos países de língua portuguesa, indica o comunicado.