in Jornal de Notícias
O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller, desvalorizou a criação do novo fundo de 250 milhões de euros que o primeiro-ministro anunciou hoje para apoiar as pequenas e médias empresas (PME).
"Por 250 empresas (número que a experiência do passado revela ser as que conseguem estes fundos) isso dá um milhão a cada uma e assim não serve para nada", afirmou Francisco Van Zeller, à margem do terceiro congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar.
Na abertura do debate do programa do Governo hoje, José Sócrates disse que o novo fundo de 250 milhões de euros se destinará a apoiar "operações de capital de desenvolvimento das pequenas e médias empresas junto dos mercados internacionais".
"O destino (deste dinheiro) terá de ser a internacionalização das empresas para fomentar as exportações", acrescentou Van Zeller.
Caso contrário, disse ainda o responsável, "as condições de vida em Portugal, a prazo, só vão diminuir".
Na perspectiva de José Sócrates, com esta medida, deverão ser apoiadas "cerca de 30 mil pequenas e médias empresas por ano usando os mecanismos de apoio ao crédito e os mecanismos de reforço de capitais próprios, para além de outros instrumentos de apoio à sua modernização e à sua competitividade".