in Jornal de Notícias
O Governo lançará o Inov Social, colocando mil jovens por ano em instituições sociais, e criará um novo fundo de 250 milhões de euros para as pequenas e médias empresas.
Falando na abertura do debate do Programa do Governo, José Sócrates disse que o novo fundo de 250 milhões de euros se destinará a apoiar "operações de capital de desenvolvimento das pequenas e médias empresas junto dos mercados internacionais".
Na perspectiva de José Sócrates, com esta medida, deverão ser apoiadas "cerca de 30 mil pequenas e médias empresas por ano usando os mecanismos de apoio ao crédito e os mecanismos de reforço de capitais próprios, para além de outros instrumentos de apoio à sua modernização e à sua competitividade".
Primeira medida
Na sua intervenção, o primeiro-ministro salientou que a primeira medida do executivo, que será aprovada em Conselho de Ministros na próxima semana, será o programa Inov Social.
O Inov Social, segundo José Sócrates, "apoiará a colocação nas instituições sociais de mil jovens quadros por ano, de modo a apoiar a sua modernização e a favorecer o emprego dos jovens".
Num discurso em que prometeu "rigor ao nível das contas públicas", Sócrates avançou ainda com medidas de carácter social, como "o prosseguimento do programa de construção de creches, através da duplicação para 400 do número das que terão horário alargado".
Sócrates prometeu ainda criar uma conta "poupança-futuro", medida que disse ser de "incentivo à poupança e de apoio aos projectos dos jovens".
"Para cada criança que nasce o Estado passará a depositar 200 euros numa conta individual, concedendo, ainda, anualmente, benefícios fiscais reforçados correspondentes às poupanças que sejam depositadas nessa conta", referiu.