10.11.09

Desemprego passa OCDE

in Jornal de Notícias

A taxa de desemprego estabilizou em Setembro no conjunto da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos), fixando-se em 8,6%, ao mesmo nível de Agosto, anunciou ontem a organização.

Face a Setembro de 2008, o desemprego nos 30 países membros agravou-se em 2,3 pontos percentuais.

Na Zona Euro, a taxa de desemprego era de 9,7% em Setembro, contra 9,6% no mês anterior, e 7,7% em igual mês de 2008.

Em Portugal, o desemprego em Setembro era de 9,2%, como já tinha sido divulgado pelo Eurostat no final do mês passado, em alta de 1,4 pontos percentuais face a igual mês de 2008. Está, assim, acima da média entre os países da OCDE.

Nos Estados Unidos, onde os dados são já relativos a Outubro, a taxa de desemprego subiu 0,4 pontos percentuais para 10,2%, sendo superior em 3,6% ao verificado em Outubro de 2008. No Japão, a taxa de desemprego estabeleceu-se em Setembro em 5,2%, em recua de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior, e superior em 1,3 pontos a igual período do ano passado.

Para Portugal, o Instituto Nacional de Estatística apurou uma taxa de desemprego de 9,1% no segundo trimestre, o que representava mais de 507 mil pessoas sem emprego. O INE deverá actualizar os dados para o terceiro trimestre na próxima semana. Entretanto, também tem continuado a crescer o número de pessoas que se inscrevem no Instituto de Emprego e Formação Profissional à procura de trabalho.