10.11.09

Mais 10 mil clientes no mercado liberalizado

Lucília Tiago, in Jornal de Notícias

O mercado liberalizado de electricidade continuou a crescer em Setembro, tanto em consumo como em clientes.

De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), este mercado responde já por 34,7% do consumo anual de electricidade e conquistou 254 518 clientes. A EDP Comercial continua a deter a quota de mercado mais expressiva, mas está a acentuar-se o movimento de trocas de operador e a Endesa praticamente viu duplicar o número de contrato.

O mês de Setembro trouxe novidades em termos de evolução do mercado liberalizadao de electricidade. Além de se ter registado a entrada de um novo comercializador, a Galp Power (ainda que apenas com oferta para os grandes consumidores), verificou-se pela primeira vez que o consumo de clientes que mudaram de comercializador (dentro do mercado liberalizado) superou o consumo dos clientes que deixam este mercado para se mudarem para o regulado.

Ao todo, naquele mês, o mercado liberalizado ganhou 10 276 novos clientes, sendo que 7827 foram "conquistados" junto do mercado regulado e 2449 entraram directamente. Mas também houve quebras, tendo 749 consumidores abandonado o mercado livre para voltar ao regulado e 1279 clientes cessado a actividade. Entre estes casos estarão situações de encerramentos de empresas que, por este motivo, não fizeram novo contrato.

Contas feitas, entre entradas e saídas, o mercado liberalizado aumentou em 8249 clientes e viu 112 mudarem de comercializador. E apesar da captação de clientes visar sobretudo o segmento de grande consumo, são os residenciais que mais têm aderido a este mercado, representando cerca de 90% das novas entradas. Em termos de quota, a EDP Comercial tem 96,8% dos clientes e 63,6% do consumo, mantendo-se a Iberdrola na segunda posição (em consumo).