in Diário de Notícias
A ministra do Trabalho disse hoje que o aumento da taxa de desemprego para os 10,9 por cento no terceiro trimestre não implica uma revisão da meta para 2010 - que é de 10,6 por cento - e lembrou que o crescimento neste período é habitual.
"Vamos ver o comportamento até final do ano, [até porque] os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional mostram que houve uma queda das entradas no desemprego em Outubro, e a conclusão que tiramos, ao longo do ano, é que existe alguma volatilidade na forma como o desemprego evolui positiva e negativamente, [por isso] é prematuro dizer que vamos rever as metas", afirmou a ministra do Trabalho.
Helena André explicou que Portugal tem registado "alterações um bocadinho atípicas, apesar de este aumento não ser diferente do que tem acontecido nos últimos anos no terceiro trimestre" e lembrou que, em 2009, "o aumento foi de 0,7 pontos percentuais [na taxa de desemprego do segundo para o terceiro trimestre, enquanto que] neste ano foi de 0,3 pontos".
Isto "não nos conforta, mas confirma aquilo que tem sido o comportamento um pouco volátil", continua a ministra. "A entrada no desemprego em Outubro, ao contrário do que aconteceu nos últimos 20 anos, reduziu-se, quando tipicamente aumentava", afirmou a governante.


