2.8.16

Deixam emprego para fazer voluntariado

Texto F.P., in Fátima Missionária

Este ano, 14 pessoas deixaram o emprego e nove pediram licença sem vencimento para abraçar projetos de voluntariado em países em desenvolvimento, revela a Fundação Fé e Cooperação


O número de voluntários que partem em 2016 para países em desenvolvimento aumentou 19 por cento em relação ao ano anterior, segundo a gestora de projetos da Fundação Fé e Cooperação (FEC), Catarina António. Neste lote estão 14 pessoas que se despediram e nove que pediram uma licença sem vencimento para poderem participar nas ações de voluntariado.

«Os jovens continuam a estar disponíveis. Não é o momento que o país vive, os problemas económicos e sociais, em Portugal e no resto da Europa que fazem com que as pessoas deixem de ir para dar mais de si», afirmou a responsável em declarações à agência Ecclesia.

Segundo Catarina António, este ano partem 341 voluntários portugueses para projetos missionários em países emergentes, 305 para atividades de curta duração, até seis meses, e 36 com previsão de permanência superior a um ano. No total, em 2016, há 860 pessoas envolvidas em ações de voluntariado, a maioria com idades entre os 18 e os 35 anos.

No grupo de voluntários, 519 vão desenvolver atividades em Portugal, e os restantes partem sobretudo para África, América do Sul, América Central e Ásia, para projetos de curta e longa duração.