15.12.08

Mensagem para Dia Mundial da Paz centrada na pobreza

FA/Aura Miguel, in in Rádio Renascença

Foi conhecida hoje a mensagem que Bento XVI quer transmitir ao mundo, a propósito do próximo Dia Mundial da Paz, que se assinala no dia 1 de Janeiro.

Entre os factores que favorecem os conflitos está a pobreza. Para a combater é preciso analisar o fenómeno da globalização, não só do ponto de vista económico e social, mas também moral e espiritual.

A pobreza não é só material, porque mesmo nos países ricos, lembra o Papa, há fenómenos de marginalização e pobreza moral. Pessoas desorientadas que, apesar do bem-estar económico, vivem num subdesenvolvimento moral e cultural.

Neste contexto Bento XVI enuncia algumas dinâmicas perversas que levam ao aumento da pobreza: Campanhas de redução da natalidade, que não respeitam a dignidade da pessoa; a chantagem económica nas ajudas ao combate à Sida e à Tuberculose; o aumento da pobreza das crianças, e a relação entre desarmamento e pobreza.

Segundo o Papa estas são situações gravemente morais, que impedem a paz e que por isso merecem uma reflexão profunda por parte de todos. A mensagem apela à solidariedade global entre ricos e pobres, à qual não escapa o sector do comércio internacional e transacções financeiras, e apela à correcta lógica económica política e participativa capaz de valorizar a sociedade civil local e internacional.