28.12.08

Portugal é exemplar na integração de estrangeiros

in Jornal Público

Portugal é um país exemplar no que diz respeito à integração da comunidade islâmica, defenderam ontem vários especialistas numa conferência sobre o Islão e a Cidadania, organizada pelo Centro Português de Estudos Árabes-Pulaar e Cultura Islâmica.

"Portugal é uma arca de Noé, as pessoas estão integradas, as comunidades estão integradas e acho que a política de integração é uma política correcta. Não vejo que haja problemas de integração do muçulmano e do estrangeiro em Portugal", defendeu Raúl Braga Pires, investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, em declarações à Lusa, à margem da conferência, que decorre no auditório da Câmara Municipal de Almada.

O presidente do Centro Português de Estudos Árabes-Pulaar e Cultura Islâmica, Bubacar Baldé, por seu lado, lembrou que "noutros países europeus se ouve falar de conflitos e de grandes problemas entre etnias ou entre religiões, nomeadamente entre a religião islâmica e outras religiões".Situação que explica com a relação histórica e geográfica que Portugal tem com o mundo islâmico. "Desde o século VII que o Islão entrou aqui em Portugal e Portugal foi porta de entrada do Islão na Europa ", lembrou.

Também presente na conferência, o professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, António Mendes, convidado para discursar sobre Cristianismo e Cidadania, defendeu que Islão e Cristianismo, em Portugal, podem não ter ainda a relação "que deviam ter", mas "têm uma boa relação".