in Jornal Público
Uma consulta gratuita destinada a idosos vítimas de maus tratos ou negligência deverá começar a funcionar em Janeiro na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).Segundo a docente Margarida Pedroso de Lima, a consulta de apoio psicológico deverá arrancar no próximo mês, logo que comecem a chegar os primeiros pedidos para intervenção neste domínio. "Vamos fazer formação com os vários parceiros, nomeadamente em centros de saúde e lares, de forma a detectar casos de abuso e encaminhá-los para a consulta", disse ainda a especialista em Psicogerontologia.
A consulta da FPCEUC integra-se num projecto de investigação e intervenção do Grupo de Estudos e Avaliação das Pessoas Idosas Vítimas de Maus-Tratos, que prevê a abertura de valências idênticas na Universidade do Minho, em Braga e Vieira do Minho. "A abordagem terá de ser multidisciplinar e a intervenção terá de ser concertada com os parceiros", adiantou Margarida Pedroso de Lima. A especialista salientou que "a intervenção tem de ser muito cuidada", dada a complexidade destas situações e as múltiplas variáveis envolvidas.
Segundo a psicóloga, coordenadora regional do projecto, o objectivo é "criar uma intervenção-padrão para acompanhar estas situações em termos de abuso", num projecto inovador em Portugal. Os dados - adiantou - indicam que cerca de 10 por cento das pessoas idosas sofrem algum tipo de abuso, que pode ir da violência física à negligência, ao desrespeito ou à exploração financeira.
Estima-se que cerca de 10 por cento dos idosos sofrem algum tipo de abuso, que pode ir da violência física à negligência.