17.12.08

Portugueses estão a fazer compras mais baratas

Paula Cordeiro, in Diário de Notícias

Multibanco. Ainda falta uma semana para o Natal, mas os primeiros dados relativos à utilização do cartão multibanco são um barómetro: os portugueses estão a aumentar ligeiramente o número de operações de compra, mas a despesa é igual. Nos levantamentos há mesmo quebra face a 2007


Portugueses estão a fazer compras mais baratas


A crise está a travar os ímpetos consumistas de muitos portugueses. Durante a primeira quinzena de Dezembro, o valor das compras pagas com cartão Multibanco apresentou um crescimento zero face ao mesmo período do ano passado, apesar do número de compras ter aumentado 5%, segundo dados da Sibs - Sociedade Interbancária de Serviços, a que o DN teve acesso. Os portugueses estão a comprar o mesmo, mas a gastar menos em cada aquisição.

Os números da Sibs mostram que, por cada compra com cartão nos terminais de pagamento automático (TPA) existentes nas lojas, os portugueses gastaram, na primeira quinzena de Dezembro do ano passado, 46 euros. Este ano, o gasto médio para o mesmo período é de apenas 44 euros.

Trata-se de uma estagnação pouco usual nesta época do ano, apesar de ainda não se contabilizar a última semana antes do Natal. No ano passado, até 25 de Dezembro, o crescimento tinha sido de 5,1%. Um valor que este ano dificilmente se poderá atingir, apesar do velho hábito de se guardar as compras para os últimos dias.

Nos primeiros quinze dias de Dezembro deste ano, os portugueses levantaram menos dinheiro das caixas automáticas do que em igual período do ano passado, ou seja, menos 2%. Até dia 14, foram levantados no Multibanco 1,094 milhões de euros, contra 1,112 milhões em 2007. Também o número de operações de levantamento caiu 2%, pelo que o valor médio de cada ida à caixa Multibanco ficou praticamente igual: 67 euros em 2007, contra 68 euros em 2008.

Levanta-se menos dinheiro, faz-se ligeiramente mais compras e gasta-se menos em cada oferta. No total, entre levantamentos e compras, regista-se uma quebra de 1% face aos primeiros quinze dias de 2007, apesar de no conjunto destas operações se verificar um aumento de 2%. O valor médio de levantamentos e compras neste período é de 53 euros em 2008, contra 55 euros nos mesmos primeiros quinze dias do ano passado.

Assim, por cada dia de Dezembro, foram pagos 83,7 milhões de euros de compras com cartão de débito Multibanco, quer em 2007, quer em 2008.

Já no que respeita aos levantamentos nas caixas automáticas, foram levantados 79,4 milhões de euros por dia, no período em análise de 2007, contra 78,1 milhões de euros por dia em 2008.

Se olharmos para as compras pagas com o conhecido cartão, em cada hora que passa são pagos 3,4 milhões de euros em todo o país, um valor idêntico em Dezembro de 2007 e de 2008. Ou seja, 58,1 mil euros por minuto.

No ano passado, até ao dia 25 de Dezembro tinham sido levantados das caixas automáticas, 1,9 mil milhões de euros, mais 7% que em 2006, e efectuadas compras no valor de 2,2 mil milhões de euros, mais 5,1% que no ano anterior.

Recorde-se que o pico máximo de compras com cartão Multibanco foi alcançado, no ano passado, a 22 de Dezembro, com 149 milhões de euros. O dia que, este ano, todos os comerciantes tanto esperam.