in Lusa
As pessoas que sabem que vão estar sozinhas na noite de Natal, que este ano se celebra de quarta para quinta-feira, podem ultrapassar essa solidão participando no Natal dos Sós, uma iniciativa da Paróquia de Campanhã, no Porto.
"É uma ceia de Natal para quem corre o risco de estar só e não quer ficar sozinho nessa noite", disse hoje o padre Fernando Milheiro, em declarações à Lusa.
O Natal dos Sós, que se realiza há 21 anos, deve reunir na Associação Nun'Alvares de Campanhã, na zona oriental do Porto, mais de meia centena de pessoas.
"Estão inscritas cerca de 40 pessoas, mas aparecem sempre mais. Quem vier, é acolhido. Ninguém faz perguntas", salientou o sacerdote, recordando que a solidão pode ter diversas causas e não é necessariamente sinónimo de pobreza.
Pobres são, seguramente, os que vão jantar na noite de Natal nos Albergues Nocturnos do Porto, instituição criada a 01 de Dezembro de 1881, que acolhe diariamente 82 pessoas sem recursos, a quem fornece cama e comida, mas que prepara uma refeição especial para esta noite de festa.
"Quem aparecer, come connosco. Nós damos refeições todo o ano, mas o Natal é especial, preparamos uma ceia tradicional, com bacalhau, rabanadas e bolo-rei", afirmou Costa Mendes, presidente da instituição.
"Estamos preparados para servir um pouco mais de 100 refeições", acrescentou o responsável, salientando a importância do trabalho que feito pelos voluntários e das doações de várias empresas.
Segundo Costa Mendes, a maior parte do bacalhau é doado pela viúva de um antigo benfeitor, enquanto várias empresas ofereceram bebidas e produtos alimentares, o que permite que as compras sejam substancialmente reduzidas.
Exclusivamente de donativos será feito o jantar que o Coração da Cidade oferece a todos os que acorrerem às suas instalações na noite de Natal.
"Temos cerca de 200 inscrições, mas esperamos 300 ou 400 pessoas para o jantar de Natal", afirmou La Salete Santos, presidente desta instituição humanitária.
"Estamos de portas abertas para quem precisar", assegurou, destacando também o trabalho que será feito por dezenas de voluntários, que vão ajudar a preparar e a servir o jantar.
O Coração da Cidade, além da ceia de Natal, vai também realizar um jantar para pessoas carenciadas no Dia de Natal.
Os sem-abrigo da cidade do Porto contam ainda com o jantar de Natal oferecido pela Missão de Caridade dos Samaritanos, que este ano vai montar uma tenda no parque de estacionamento do Campo Alegre.
"Contamos servir cerca de 130 refeições", revelou Hernâni Conceição, salientando que a refeição terá os ingredientes tradicionais nesta data, uma parte dos quais resultado de donativos.
Este jantar tem vindo a ser divulgado aos sem-abrigo da cidade pelas equipas de voluntários que percorrem as ruas do Porto para lhes prestar apoio todas noites, mas as portas estarão abertas para quem aparecer.
"Não temos inscrições, quem chegar, come", frisou o responsável pelo jantar de Natal dos Samaritanos.