23.12.08

Portugal mais pobre e menos instruído que Espanha

in Jornal Público

Os espanhóis são mais ricos, mais instruídos e vivem mais anos do que os portugueses que, por sua vez, poluem menos do que os vizinhos. Estas são algumas das principais conclusões do estudo Península Ibérica em Números, elaborado pelos institutos nacionais de estatística dos dois países.

O estudo reporta-se a anos diferentes, consoante a área em análise, mas demonstra a superioridade do nível de vida espanhol em relação ao português. Em relação aos combustíveis, por exemplo, os dois institutos de estatísticas concluem que, nos últimos oito anos, os portugueses sempre pagaram mais caro que os espanhóis. No primeiro semestre deste ano a diferença atingiu os 29 cêntimos por litro, motivo que ajuda a explicar o porquê de tantos condutores nacionais rumarem ao país vizinho para encher os depósitos.

Mas, se os combustíveis são mais baratos para os espanhóis, estes têm a desvantagem de, em 2005, emitirem mais CO2 (aumentando o efeito de estufa) do que os portugueses. Enquanto em Portugal as emissões se cifram nas seis toneladas por habitante, em Espanha os números ascendem às oito toneladas. Menos poluentes que Portugal só Letónia, Lituânia, Roménia, Suécia e Hungria.

Uma das maiores disparidades no estudo reporta-se à escolaridade de patrões e empregados. Enquanto em Espanha um terço destes quadros possuem formação de nível superior, em Portugal não ultrapassam os 15 por cento. A média europeia é 32 por cento. Esta diferença acaba por se reflectir nas taxas de crescimento dos dois países em análise.

Mau grado a diferença relativa a patrões e empregados, Portugal tem, proporcionalmente, mais mestrados e doutorados que a Espanha. Enquanto os portugueses são 61 por cada 100 mil habitantes, o rácio dos espanhóis é 16, pela mesma amostragem.

Por fim, no que se reporta à saúde, concluiu-se que os espanhóis vivem mais do que os portugueses. Até 2007 os homens portugueses tinham uma esperança de vida até aos 75,2 anos, enquanto os vizinhos espanhóis chegavam aos 77,8. Nas mulheres, as portuguesas chegam aos 81,6 e as espanholas aos 84,1. Lusa/PÚBLICO

29 cêntimos era a diferença no preço do litro de gasolina entre Portugal e Espanha no início deste ano