18.5.09

Alimentação básica está a crescer

por Maria João Espadinha, in Diário de Notícias

Três quartos do valor despendido pelos portugueses nos supermercados são em produtos de grande consumo, onde se insere a alimentação.

Os portugueses estão a concentrar os seus gastos na alimenta-ção quando vão aos supermercados. Prova disso é que três quar- tos do valor despendido em cada compra são em produtos de grande consumo, segundo dados da TNS Worldpanel relativos ao primeiro trimestre deste ano. O peso da alimentação em relação ao total, em cada ticket, é de 62,5%, enquanto o da drogaria e produtos de higiene é 9,5%.

A opção pela alimentação dentro de casa em vez de ir a restaurantes é também evidente, segundo os dados da empresa de estudos de mercado, que tem como base uma amostra de cerca de três mil famílias portuguesas: 61% das categorias de alimentos básicos crescem nos primeiros três meses do ano.

O consumo de carne congelada, por exemplo, disparou 66%, seguido de vários outros alimentos também congelados: o peixe cresceu 21,8%, os vegetais aumentaram 20,8% e as batatas, 18,6%. Já o consumo de fiambre subiu 16,9% e as conservas de legumes, 14,6%, entre muitos outros produtos (ver infografia).

No total, os consumidores portugueses gastaram mais 3,9% nas compras de produtos de grande consumo (em que estão incluídos os artigos alimentares) no primeiro trimestre de 2009, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

No entanto, o número total de artigos que levam para casa não aumentou em relação ao ano passado, o que significa que os consumidores estão a concentrar as suas compras nos bens essenciais.