in Diário de Notícias
Em Lisboa marcharam pelo direito ao visto, numa jornada de luta contra políticas de imigração da U.
A comunidade imigrante manifestou-se ontem em Lisboa contra os discursos xenófobos em tempo de pré-campanha eleitoral. Também protestaram pela dificuldade na obtenção de vistos de residência, situação que afecta "uns milhares bem largos" de imigrantes.
"A redução do contingente para a imigração preocupa-nos. A forma como ele é apresentado, em período pré-eleitoral preocupa-nos bastante, visa dizer que são os imigrantes que estão a roubar o emprego aos portugueses, o que não é real", criticou em declarações à agência Lusa Jorge Silva, da Associação Solidariedade Imigrante, uma das organizações que apoia estrangeiros no País e que convocou a manifestação de ontem em Lisboa.
"É perigoso esse discurso, incita à xenofobia", sublinhou Jorge Silva durante a manifestação de Lisboa, que uniu a praça do Martim Moniz ao Largo Camões. Centenas de imigrantes desfilaram a indignação, expressa em cartazes, faixas e palavras de ordem, contra as políticas "discricionárias".
Idêntica jornada protesto foi realizada em outras cidades europeias, iniciativa da rede de organizações "Pontes e não muros", uma vez que o objectivo principal é lutar contra as políticas da imigração da UE, a que chamam uma "Europa de Vergonha".