in Diário de Notícias
Portugal é um dos quatro países europeus que mais contagiam com o vírus da SIDA, além fronteiras, revela um estudo publicado, hoje, na revista Retrovirology.
O nosso país aparece ao lado de Espanha, Grécia e Sérvia na lista negra das principais fontes de contagio no espaço europeu.
Segundo o estudo, os 18 Estados analisados importam e exportam o vírus. No entanto, há países que exportam mais e outros exportam menos. Já Portugal importa e exporta.
Portugal está assim na origem de muitas infecções no espaço europeu, tendo como foco secundário os emigrantes portugueses no Luxemburgo – país com maior incidência de infecções por via externa - e na Áustria.
Ricardo Camacho, investigador português que participou no estudo científico, contactado pelo jornal i, refere que estes números têm como causa o facto de Portugal “ser um país turístico” e também “a longa história de migrações”,
Já a Grécia é o país com mais focos de contágio, com ligação directa a países como Bélgica, Alemanha, Noruega, Holanda ou reino Unido – países entre os que mais importam o VIH.
A Polónia é o país onde as infecções por via externa têm menos relevância.