in Jornal Público
Homem, mais de 45 anos, ensino básico, da indústria e construção
Foram os homens os que mais sentiram a perda de emprego. A variação face ao primeiro trimestre de 2008 foi de 24,8 por cento para os homens, contra 9 por cento para as mulheres.
Idade
O desemprego está a afectar todas as idades. Se a taxa é mais elevada entre os jovens (20 por cento), o certo é que foi entre os 25 e os 34 anos que se verificou a maior variação no primeiro trimestre de 2009 face ao mesmo período de 2008 (21,1 por cento), seguida dos 35 a 44 anos (17,6 por cento). Mas é entre os que têm mais de 45 anos que o desemprego mais cresceu face ao último trimestre de 2008 (21 por cento).
Nível de escolaridade
Três quartos do desemprego tocam pessoas com um nível de instrução até ao ensino básico. E esse grupo continua a crescer a taxas consideráveis (19,4 por cento face ao primeiro trimestre de 2008 e 18 por cento face ao último trimestre de 2008). A seguir, o desemprego afecta os trabalhadores com o ensino secundário e pós-secundário (80 mil pessoas que correspondem a 16 por cento do total), um grupo já pouco superior ao dos que possuem instrução superior (50 mil pessoas). Mas foi este último escalão que registou uma descida de dez por cento face ao número registado no primeiro trimestre de 2008.
Sectores
Os novos desempregados vêm sobretudo da indústria, construção e sector energético - correspondem a quase 70 por cento do aumento do desemprego. Mas há também vindos dos serviços. Ao contrário da agricultura e da indústria, o sector dos serviços registou uma subida do emprego de 0,3 por cento face ao mesmo trimestre de 2008, mas uma descida de 0,8 por cento em relação ao trimestre anterior. A criação de emprego registou-se no comércio, nas actividades imobiliárias e na educação.
Regiões
O emprego diminuiu e o desemprego aumentou em todas as regiões. Mas as maiores variações ocorreram no Norte (respectivamente menos 1,9 por cento e mais 16,7 por cento). A seguir, as oscilações mais elevadas registaram-se no Centro e na região de Lisboa.