in Diário de Notícias
O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da OCDE caiu 2,1 por cento no primeiro trimestre de 2009 face ao anterior, registando a maior queda desde a criação deste indicador em 1960, indicou hoje a organização num comunicado.
No trimestre anterior, o PIB da zona da OCDE recuara 2 por cento, lembra a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos que reagrupa os 30 principais países industrializados.
Nos Estados Unidos, o PIB sofreu uma contracção de 1,6 por cento nos três primeiros meses do ano, enquanto o do Japão recuava 4 por cento após uma queda de 3,8 por cento no último trimestre de 2008, segundo as estimativas da OCDE.
O PIB da zona euro contraiu-se 2,5 por cento depois de ter cedido 1,6 por cento nos últimos três meses do ano passado.
Entre os sete países mais importantes da OCDE, só a França viu o ritmo de contracção do PIB abrandar no primeiro trimestre, com um recuo de 1,2 por cento neste período depois de uma queda de 1,5 por cento no trimestre anterior.
Face ao primeiro trimestre de 2008, o PIB dos países da OCDE caiu 4,2 por cento no primeiro trimestre de 2009, puxado por uma contracção do PIB do Japão (-9,1 por cento em comparação homóloga) e o da Alemanha (-6,9 por cento).