por C.A.P., in Diário de Notícias
Despesa com pensões cresceu 5,6% no ano passado, apesar do aumento de reformas antecipadas
O valor médio das pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações ascendeu, no final do ano passado, a 1200,87 euros por mês. Este valor tem vindo progressivamente a subir e continuou a aumentar em 2008 (2,8%), apesar do ano ter sido marcado por um maior recurso às reformas antecipadas. A despesa subiu 5,6%.
Num período em que a actualização máxima das pensões foi de 2,4%, a evolução deve-se à influência das novas pensões - mais altas - e ao facto dos falecidos terem, em regra, pensões de menor valor, explica o relatório anual da Caixa Geral de Aposentações, já entregue aos sindicatos.
O peso das pensões mais altas tem, de facto, vindo a subir: 21,3% têm valores superiores a dois mil euros; enquanto as pensões superiores a quatro mil euros já representam 1% do total. Apesar disso, cerca de um quinto dos antigos funcionários recebe uma pensão inferior a 500 euros.
O aumento da pensão média ocorre apesar do valor das novas pensões ter caído. As reformas atribuídas no ano passado rondaram, em média, os 1295 euros por mês, o que representa um ligeiro decréscimo (-0,2%) face ao ano anterior. Esta evolução é explicada pela atribuição de um maior número de pensões antecipadas - 6215, mais 48,4% do que no ano anterior - e pelo aumento das penalizações, que passaram de 9% para 11%, em média. No ano passado, puderam aposentar-se antecipadamente os funcionários com 33 anos de serviço.