15.5.09

Cenário negro em Bruxelas: PIB cai 4,6%

Pedro Latoeiro com Eudora Ribeiro, in Económico

A economia alemã contraiu 6,9% no primeiro trimestre e a espanhola emagreceu 2,9% neste período, de acordo com os dados do Eurostat.

A economia da zona euro emagreceu 4,6% nos primeiros três meses do ano face a igual período do ano passado. A riqueza produzida na Alemanha caiu 6,9%. Veja aqui todas as previsões do Eurostat.

Num documento com apenas duas páginas, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia mostra um cenário aterrador. O PIB da zona euro caiu 4,6% em termos homólogos e 2,5% face aos últimos três meses de 2008.

Já a riqueza produzida pelos 27 países da União sofreu uma quebra de 4,4% na comparação com o início de 2008 e de 2,5% na relação ao trimestre anterior.

A previsão mais preocupante é a alemã. O grande motor da Europa afundou 6,9% em termos homólogos. Outras importantes economias da zona euro, como a italiana e a francesa, fizeram um pouco melhor e cederam 5,9% e 3,2%, respectivamente.

Aliás, se se confirmarem todas as previsões lançadas hoje por Bruxelas, só há um país que consegue crescer no primeiro trimestre: o Chipre.

E depois há números pouco habituais nas previsões macroeconómicas. A economia da Letónia, por exemplo, deve afundar 18,6% em termos homólogos.