10.11.09

Portugueses dizem que discriminação sexual é comum

in Jornal Público

Os portugueses apontam a orientação sexual como o principal factor de discriminação no país, à frente da origem étnica e da deficiência, revela um inquérito ontem divulgado em Bruxelas pela Comissão Europeia.

O Eurobarómetro de 2009 sobre "Discriminação na União Europeia" revela que 58 por cento dos portugueses consideram "comum" no país a discriminação em função da orientação sexual, enquanto, em média, os europeus apontam-na apenas como o quarto tipo mais comum de discriminação. A discriminação devido à origem étnica e a deficiência é também considerada "comum" pela maioria dos portugueses.

A maioria dos portugueses, 53 por cento, considera que a idade é também um factor "comum" de discriminação no país, enquanto somente cerca de um terço considera o sexo e a religião ou crenças como factores de discriminação (35 e 27 por cento, respectivamente).

O inquérito foi realizado entre 25 de Maio e 17 de Junho deste ano, tendo em Portugal sido entrevistadas 1020 pessoas pela TNS Euroteste. Lusa