in A Verdade
Realizou-se, no passado dia 20 de Maio, o II Simpósio sobre o tema “Conhecer/concertar/Intervir”, promovido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O simpósio teve por base as Comemorações do Ano Europeu do “Combate à probreza e exclusão social”.
A iniciativa visou reflectir e debater sobre a pobreza e a exclusão reunindo os agentes sociais que interagem em Celorico de Basto (Escolas, IPSS's, GNR, Câmara Municipal, Segurança Social, Protecção Civil e Associações), que trabalham para garantir as respostas sociais à população.
O programa desenvolveu-se como previsto tendo iniciado com a apresentação feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que perante uma plateia de cerca de uma centena de pessoas expressou um discurso que reflecte a realidade do Concelho.
Na sua intervenção, referiu a importância das parcerias. “É importante sermos rigorosos e num esforço colectivo conseguiremos atingir objectivos comuns.”
O autarca utilizou o adjectivo rigor para retratar as medidas financeiras que a autarquia quer implementar para poder responder às necessidades com uma maior justiça.
“Temos uma série de medidas de poupança para redireccionar para os que mais precisam de forma a ter capacidade financeira para a execução de projectos que trabalham para a inclusão. Pretende-se juntar esforços, unirmo-nos, sinalizar e apoiar os que mais precisam”.
Na sessão foram apresentadas diversas perspectivas sobre o combate à pobreza e à exclusão social.
Várias individualidades estiveram presentes em nome das diferentes entidades convidadas, como o caso de António Leite, Director Regional da Educação do Norte, o qual felicitou a autarquia pela iniciativa e expos a realidade do que se passa em algumas escolas da região.
O representante da Direcção Regional sublinhou, ainda, que a Câmara Municipal está a fazer um bom trabalho no que respeita à criação de condições para os alunos e realçou que pode contar com o seu apoio para o que for necessário.
Os oradores do Simpósio basearam as suas apresentações na forma como a entidade que representam combate a pobreza e a exclusão social.
Durante a manhã as apresentações direccionaram-se mais para a problemática existente nas escolas sendo que, os intervenientes dissecaram o tema sem qualquer repetição. Cada escola com os seus métodos de ensino e de inclusão.
Os trabalhos, da parte da tarde iniciaram-se com um movie-maker, realizado pelos serviços da Câmara Municipal de Celorico de Basto, que retratava as condições, resoluções e conceitos de todas as entidades parceiras a trabalhar no Concelho de Celorico, que têm uma voz activa no combate à pobreza e exclusão social.
A experiência das diferentes entidades activou o despertar de consciência da plateia que trabalha nos diferentes serviços que combatem directamente a exclusão social e a pobreza mas também, a consciência dos leigos da plateia que ao conhecer os casos existentes devem denunciá-los a quem de direito com o intuito de uma acção e intervenção futuras.