in Jornal Público
O indicador de clima económico em Portugal subiu "de forma ligeira no primeiro trimestre" de 2010 (0,1 pontos), voltando a aumentar 0,3 pontos em Abril, de acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, publicada ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"O indicador de clima económico recuperou nos últimos quatro trimestres, embora de forma ligeira no primeiro trimestre de 2010, e voltou a aumentar em Abril. No entanto, a recuperação observada nos primeiros três meses do ano em curso na generalidade dos indicadores analisados deveu-se em parte ao efeito de base associado à forte diminuição da actividade económica registada no trimestre homólogo de 2009", escreve o INE no documento ontem divulgado.
De acordo com o instituto de estatísticas, "em Março, os indicadores de sentimento económico e de confiança dos consumidores mantiveram os movimentos ascendentes anteriores", subindo de 98,2 para 99,8 pontos, e de -13,5 para -13,2 pontos, respectivamente.
Em Portugal, "de acordo com a estimativa rápida, o produto interno bruto apresentou uma variação homóloga de 1,7 por cento no primeiro trimestre de 2010, mais 2,8 pontos percentuais que no trimestre anterior, reflectindo os contributos positivos da procura interna e da procura externa líquida", refere o INE. Os economistas temem, no entanto, que este desempenho não se repita no futuro próximo com as medidas de austeridade entretanto introduzidas.
"No primeiro trimestre de 2010, o indicador de actividade económica reforçou o perfil ascendente observado nos dois trimestres anteriores. O indicador de consumo privado aumentou significativamente no primeiro trimestre de 2010, em resultado do contributo positivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro, mais forte no segundo caso", conclui o instituto de estatística. PÚBLICO/Lusa