in Jornal de Notícias
Portugal deverá cumprir os objectivos em termos de défice orçamental em 2010, mas poderá ficar aquém da meta para 2011, de acordo com as projecções hoje, quarta-feira, divulgadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
No Economic Outlook hoje divulgado, a organização projecta um défice de 7,4% para 2010, muito semelhante à mais recente meta estabelecida pelo Governo, de 7,3%.
Para 2011, a estimativa aponta para que o Governo fique aquém da sua própria meta. Depois de anunciado o novo pacote de austeridade, o Governo estabeleceu a meta de 4,6% de défice para 2011, mas a OCDE hoje estima que fique acima em um ponto percentual, atingindo os 5,6%.
As projecções da organização já têm incluído as novas medidas anunciadas pelo Governo para reduzir o défice, onde estão incluídos aumentos em sede de IRS, IRC e IVA, por exemplo.
Nesse sentido, a organização destaca que as mais recentes medidas de consolidação orçamental do Governo, e as metas mais ambiciosas em termos de redução do défice, são "bem-vindas" e "essenciais para aumentar a confiança dos investidores na sustentabilidade das contas públicas e para assegurar o acesso ao financiamento externo".
A organização sublinha ainda que é essencial ao crescimento de Portugal que recupere competitividade externa e que para isso é necessário "um estrito controlo dos custos de trabalho" e aplicadas reformas estruturais para aumentar os factores de produtividade.