in Jornal de Notícias
O Eurostat confirmou hoje, quinta-feira, o crescimento em Portugal de 0,2% no segundo trimestre face aos três meses anteriores, e de 1,4% face ao período homólogo, mas abaixo da média comunitária de 1,9%.
Os valores hoje revelados pelo organismo europeu das estatísticas confirmam os apresentados a 13 de Agosto para Portugal, tendo sido apenas revistos os valores globais de crescimento para a zona euro e para a União Europeia a 27.
O Eurostat reviu em alta o crescimento do conjunto dos países europeus para 1,9%, depois de ter avançado com o valor de 1,7%.
Os valores agora divulgados mantêm Portugal abaixo da média de crescimento homólogo de 1,9% para a UE e para a zona euro.
Assim, no segundo trimestre deste ano, o crescimento económico português (face ao primeiro trimestre do ano) de 0,2% continua como o quarto mais baixo, em pé de igualdade com a Espanha, nos 23 países com dados disponíveis.
Em termos homólogos, o crescimento do PIB português, de 1,4%, continua como o nono mais baixo, em pé de igualdade com a Lituânia, em 24 países com dados disponíveis.