O IAPMEI já pagou cerca de 85 milhões de euros em subsídios à indústria, mas não vai lançar mais candidaturas devido à “forte descida do preço do gás nos últimos meses”.
O programa do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação para apoiar a factura energética das indústrias consumidoras de gás natural, que desde o ano passado atribuiu cerca de 85 milhões de euros em subsídios a empresas de vários sectores de actividade, tem os dias contados.
Embora o valor dos apoios pagos ainda esteja longe dos 235 milhões de euros de dotação total “afecta à globalidade das modalidades” do “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás”, em “todas as fases de candidatura”, o Governo entende que já não se justificam mais subsídios.
“Não está previsto abrir novos avisos, tendo em conta a forte descida do preço do gás nos últimos meses”, disse ao PÚBLICO fonte oficial do Ministério da Economia e do Mar, quando questionado sobre a possibilidade de abrir novas fases de candidatura para lá de 30 de Junho, quando termina o prazo do aviso que está em vigor, para a modalidade de apoio de dois milhões e cinco milhões de euros.
[Artigo exclusivo para assinantes]