Sérgio Aníbal, in Público
Inflação homóloga caiu de 5,7% em Abril para 4% em Maio. Preços dos alimentos e da energia ajudaram.
Com o contributo da redução do IVA implementada no final de Abril, os preços dos alimentos registaram em Maio uma descida superior a 2%, ajudando a acentuar a tendência de descida da taxa de inflação homóloga em Portugal que está agora em 4%.
De acordo com a estimativa rápida da inflação de Maio divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação homóloga em Portugal (que representa a variação dos preços entre Maio deste ano e Maio do ano passado) cifrou-se em 4%, uma descida significativa face aos 5,7% que se registavam em Abril.
Para este resultado contribuiu um efeito base importante nos produtos energéticos e alimentares (que subiram bastante em Maio do ano passado), mas também uma redução dos preços destes bens durante o mês que agora termina.
A taxa de inflação mensal (variação dos preços de Maio face aos preços de Abril) foi de -0,7%, tendo este indicador sido de -1,8% nos produtos energéticos e de -2,4% nos produtos alimentares não transformados. Nos produtos alimentares transformados foi de -2,9%.
[Artigo exclusivo para assinantes]