Faremos a inflação regressar ao objetivo de 2% no médio prazo. Aumentámos as taxas de juro a um ritmo sem precedentes e vamos mantê-las em níveis restritivos durante o tempo que for necessário.
O Banco Central Europeu foi instituído em 1 de junho de 1998 para preparar o lançamento do euro – a maior transição monetária de sempre a nível mundial. Trabalhava na altura como advogada e recordo o ritmo frenético com que revimos contratos baseados em taxas de câmbio que em breve desapareceriam. Poderia a moeda comum funcionar realmente? Hoje, ao celebrarmos o 25.º aniversário desta instituição, sabemos que o euro não só funciona como conseguiu reforçar a coesão europeia.
Investidos pelos governos da União Europeia com a missão de zelar pelo euro, os nossos colaboradores em Frankfurt, juntamente com os colegas dos 20 bancos centrais nacionais da união monetária, trabalham incansavelmente para desempenhar o nosso mandato de manter a estabilidade de preços. Este trabalho é fundamental para a prosperidade dos cidadãos europeus.
[Artigo exclusivo para assinantes]