Experiências noutros países mostram que reduzir os dias de trabalho pode melhorar a atractividade e a retenção de trabalhadores no sector público, conclui estudo realizado pela PlanAPP.
O projecto-piloto da semana de quatro dias no sector público deve começar pelos organismos com maior taxa de absentismo e onde a prestação de trabalho é mais flexível. Esta é uma das conclusões que se pode retirar da análise feita pelo Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospectiva da Administração Pública (PlanAPP) aos relatórios de diversas entidades que têm acompanhado as experiências em curso em países como a Escócia, a Irlanda ou a Islândia.
O Governo português tem em marcha um projecto-piloto para a semana de quatro dias em 46 empresas do sector privado, que terá início em Junho e abrangerá perto de dois mil trabalhadores, e prometeu avançar também no sector público. Contudo, até ao momento, ainda não se conhecem os contornos do que acontecerá na Administração Pública, nem quais os serviços que poderão ser abrangidos.
[Artigo exclusivo para assinantes]