26.5.23

Três maiores grupos privados de saúde avançam com candidaturas para receber grávidas vindas do SNS

Ana Maia, in Público


As obras de requalificação do Hospital de Santa Maria vão custar seis milhões de euros e incluem a remodelação de toda a neonatologia. Durarão pelo menos sete meses.


As obras de requalificação do departamento de ginecologia/obstetrícia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vão custar 6 milhões de euros. Iniciam-se em Agosto e deverão estar concluídas em Março do próximo ano. Durante esse período, o bloco de partos do Santa Maria encerra e a resposta é concentrada no Hospital São Francisco Xavier. Para colmatar a resposta, o Ministério da Saúde abriu uma convenção, com a duração de quatro meses, ao sector privado. Os três maiores grupos afirmam que estão disponíveis e dois já submeteram a candidatura. Outro afirma que vai fazê-lo em breve.

Tal como o PÚBLICO noticiou, a concretização deste plano vai obrigar ao encerramento do bloco de partos. A resposta vai ser concentrada no Hospital de São Francisco Xavier, que “irá ser reforçado ao nível dos recursos humanos e equipamentos, para acomodar o aumento da procura e providenciar uma resposta em prontidão às necessidades, durante este período”.



[Artigo exclusivo para assinantes]