O mercado de trabalho está em níveis elevados e nunca houve tantos empregos em Portugal como no primeiro trimestre do ano, de acordo com o Ministério das Finanças.
"Em Portugal, nunca houve tantos empregos e a taxa de atividade atingiu o seu nível mais alto desde 2011. Apesar dessa evolução positiva, nos últimos trimestres a taxa de desemprego aumentou ligeiramente, refletindo um acréscimo no número de pessoas à procura de emprego", escreveram as Finanças, numa publicação partilhada na rede social Twitter.
Segundo o gabinete do ministro Fernando Medina, o "dinamismo do mercado de trabalho explica estas dinâmicas que resultam no maior nível de emprego de que há registo e numa taxa de desemprego que continua em níveis historicamente baixos".
Vale recordar que a taxa de desemprego aumentou para 7,2% no primeiro trimestre do ano, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um "valor superior em 0,7 p.p. ao do 4.º trimestre de 2022 e em 1,3 p.p. ao do 1.º trimestre de 2022".