30.8.07

Ilegais que estavam em Espanha e Itália acorrem a Portugal

in Jornal Público

A perspectiva de uma legalização extraordinária está a motivar a entrada em Portugal de imigrantes, sobretudo da África Ocidental e da Ásia, que se encontravam em Itália e em Espanha.

Quem o diz é Timóteo Macedo, responsável pela maior associação portuguesa, a Solidariedade Imigrante: "Nas últimas semanas, temos tido um assédio brutal. Estamos a fazer 500 atendimentos por dia, cinco vezes mais do que a média. E metade destas pessoas chegou agora de outros países da Europa, sobretudo de Espanha e de Itália". Provêm fundamentalmente da África Ocidental e da Ásia. Note-se, a propósito, que para a próxima quinta e sexta-feira, noticiou ontem a Lusa, foi convocada uma manifestação, em frente à Embaixada da Índia, de imigrantes indianos indocumentados que pretendem regularizar a sua situação.

Timóteo Macedo chama ainda a atenção para um fenómeno novo em Portugal, para o qual já alertou pessoalmente o director do SEF. "Está a chegar bastante gente da Guiné e do Senegal, vinda de barco, vítimas de tráfico humano", salienta, assinalando cerca de 20 casos destes nos últimos 30 dias que pediram o apoio da associação.

O dirigente critica a forma como o Governo geriu o processo, dizendo que o ministro da Administração Interna, depois de afirmar que a lei "era aberta" e entrava já em vigor, acabou por suspender o processo de legalização, quando foi "surpreendido com tanta gente".

Também Heliana Bibas, da Casa do Brasil, refere que há um "descontentamento geral" devido aos sucessivos atrasos e que o aumento do fluxo de atendimentos na sua associação gerou o "caos". Esta responsável acrescenta que a confusão estende-se ao próprio consulado do Brasil em Lisboa, "onde a situação é muito crítica, com filas imensas".