27.8.07

Porto promove concurso de arte para maiores de 50 anos

in Diário Digital

O I Concurso Internacional de «Arte Sobre Tela», destinado a pessoas com mais de 50 anos, vai realizar-se no Porto, entre 05 e 10 de Outubro, estando já assegurada a participação de «artistas» idosos da Jordânia, da Líbia e Canadá.
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Teresa Almeida Pinto, presidente da Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo, disse que apesar do prémio estar a ser divulgado a nível mundial - através de associações locais - «foi surpreendente receber inscrições de idosos da Líbia e da Jordânia».

A ideia de organizar este concurso, adiantou a responsável, surgiu da constatação de que existem «imensas pessoas idosas que pintam e acumulam os seus trabalhos em casa sem oportunidade para os mostrar publicamente».

«Mais do que o prémio - uma peça em filigrana oferecida pela Câmara de Gondomar - é a visibilidade que se dá ao trabalho destas pessoas», frisou Teresa Pinto.

O tema do concurso, designado «As cores da Idade», foi escolhido porque «se apropria ao público a que se destina, podendo cada um fazer a sua própria interpretação», referiu.

O I Concurso Internacional de Arte Sobre Telas destina-se, única e exclusivamente, a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos (feitos até 08 de Outubro de 2007), quer sejam profissionais ou amadores, estando as inscrições a decorrer até 10 de Setembro.

Serão aceites todos os tipos de trabalhos artísticos em tela, nomeadamente aguarelas, óleos, pasteis, acrílicos, fotografias e técnicas mistas, entre outros.

O júri, presidido por Jaime Isidoro, irá atribuir o prémio à obra que melhor retrate o tema proposto, tendo em consideração a originalidade, impacto, imaginação, técnica de execução e qualidade artística.

O primeiro prémio é uma obra de filigrana, oferecida pela Câmara de Gondomar e será entregue a 09 de Outubro.

Todos os artistas seleccionados para a atribuição final do prémio terão oportunidade de expor as suas obras no Castelo de S. João da Foz, no Porto, entre 07 e 18 de Outubro.

Cada candidato pode apresentar, no máximo, duas obras a concurso que não podem exceder 1m/1m ou ter dimensões inferiores a 20cm/20cm.

Os candidatos ao prémio devem inscrever-se através da Internet, no endereço www.projectotio.net/semana, por e-mail art@viver.org ou solicitando a ficha de inscrição à organização pelos telefones 93 413 1140, 222086061 ou 226181643.

Além da Associação Vida a iniciativa, que é organizada em colaboração com a Associação Saber Viver e Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), surgiu como um complemento à Semana Internacional de Intercâmbio, que decorrerá também entre 05 e 10 de Outubro.

A semana inclui, além do concurso, duas conferências uma (09 de Outubro) destinada a convidados nacionais e internacionais para debater o tema da Igualdade de Oportunidades, enquanto a outra (08 de Outubro) será aberta aos interessados (mediante inscrição) em apresentar trabalhos académicos, projectos, iniciativas e produtos ou serviços inovadores para idosos.

Teresa Almeida Pinto destacou a intervenção de uma delegação da Gambia e Serra Leoa, onde a esperança de vida ronda os 40 anos.

«Será interessante comparar esta realidade com a realidade europeia onde a esperança de vida ronda os 80 anos», frisou.

A divulgação da semana foi feita através das redes em que as instituições organizadoras estão inseridas (AGE - Plataforma Europeia das Pessoas Idosas e a EAPN - European Anti Poverty Network) e outras instituições parceiras, entre as quais a Associação Norte Americana de Reformados, que reúne 36 milhões de associados, ou seja três vezes mais a população portuguesa.