30.4.09

OMS diz que pandemia está iminente

Fernando Sousa, in Jornal Público

Doença espalha-se pelo mundo, está em Espanha com mais casos e já vai na África do Sul; ministra da Saúde diz que os medicamentos da reserva estratégica portuguesa são suficientes


Os casos de contágio com o vírus H1N1 aumentavam ontem no mundo hora a hora - eram 114 à noite e havia oito mortes confirmadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisa: estamos a um passo da pandemia.

"Decidi alterar o nível de alerta para a gripe da fase 4 para fase 5", disse a directora-geral da OMS, Margaret Chan, numa teleconferência a partir da sede da organização, em Genebra. "Todos os países devem activar imediatamente o seu plano de preparação para a pandemia", avisou.

O vírus "espalha-se (...) sem nenhum sinal de abrandamento", tinha avisado um dos quinze peritos de que depende o diagnóstico da doença que também vai mudando de nome - gripe suína, gripe mexicana e agora também "Gripe H1N1 2009".

Nos Estados Unidos, o bebé que estava doente morreu. "Confirmo a sua morte esta manhã, vítima do H1N1", disse o director do Centro de Prevenção de Doenças, Richard Besser, à CBS. Foi a primeira vítima mortal no país. Tinha 23 meses, era de nacionalidade mexicana e tinha ido visitar a família em Brownsville, no Texas.
Mas o governador do estado, Rick Perry, quis ir mais longe e declarou o estado de emergência, medida que, avisou, deve ser entendida só como uma forma de mobilização dos recursos locais. A região conta com 16 dos 91 casos nacionais. Na Califórnia, um marine foi colocado de quarentena.

A sul, as autoridades mexicanas tentavam aliviar o ambiente de preocupação. O número de casos está "em vias de estabilização", disse o presidente da câmara da capital, Marcelo Ebrard.

Mas o toque de esperança do autarca contrastava com multidões de máscaras cirúrgicas nas ruas, e de deputados no Parlamento, e o encerramento de cafés, restaurantes, bares, discotecas na cidade, e ainda de lugares arqueológicos como as pirâmides de Teotihuacan e Chichen Itza, com data de reabertura prevista apenas para o dia 5 de Maio.

A par das mortes - sete confirmadas e 150 a ser investigadas - e do medo de mais mortes - 1600 pessoas doentes - avizinhavam-se enormes perdas económicas: cada dia de fecho de cafés e restaurantes custa ao sector 30 milhões de dólares e 108 milhões (82 milhões de euros) à cidade.

O vírus viaja de avião. Novos casos apareceram na Europa, incluindo em Espanha (dez), Alemanha, Áustria e Balcãs, e, fora dela, na Costa Rica, os primeiros da América Central, e África do Sul, os primeiros também em África - a doença espalha-se como se temia para sul.

As autoridades espanholas afirmaram que nove dos infectados, todos finalistas da Universidade de Valência, estiveram no México, excepto um; é o primeiro paciente por contágio indirecto identificado no mundo. Os serviços sanitários estão a aplicar medidas de prevenção a 312 pessoas que estiveram com os estudantes. E 400 outros universitários que passaram por aquele país foram convocados para uma reunião sobre os sintomas.

Voos controlados

Um (ainda) pequeno grupo de países optou por suspender os voos de e para o México. Estão neste caso a Argentina e Cuba, esta por um tempo "indeterminado".

Os ministros europeus da Saúde encontram-se hoje no Luxemburgo para fazer o ponto da situação. Depois, os dos Transportes deverão decidir sobre as ligações aéreas com o México, disse o comissário do sector, Antonio Tajani.

Não é impossível que a UE tome uma decisão dura. Um pouco ao invés dos apelos de "prudência" da Comissão Europeia, que receia uma onda de "pânico", sete Estados-membros desaconselharam viagens para lá. E a França tem sobre a mesa uma proposta que simplesmente as corta.

Mas são em maior número os que preferem dizer às pessoas para evitarem o México. Os mais recentes foram o Irão e a Áustria.

Outros, como os Estados Unidos, a Venezuela e a Bolívia, optaram apenas por controlos mais rigorosos dos seus aeroportos internacionais.

A África do Sul, já tocada pela doença, o Senegal, o Quénia e Moçambique estenderam a medida igualmente aos portos. A Colômbia ordenou a quarentena de todos os navios que a procurem.

Quanto à Mauritânia, decidiu-se pela vigilância, das pessoas mas também dos animais.
Os governos da Rússia e da Austrália instruíram os comandantes dos voos provenientes do continente americano a comprovarem a saúde dos passageiros antes de aterrarem.
Na Ásia, as autoridades de Hong Kong, Tailândia, Japão e Indonésia instalaram scanners térmicos nos aeroportos. "Ineficaz", disse a OMS.

E assim como durante a gripe aviária se assistiu à morte de milhares de aves, assim a profilaxia se volta agora para os porcos, com o Egipto a ordenar a matança de 250 mil animais.

A Bielorrússia proibiu a importação de carne das zonas afectadas juntando-se aos países que já tinham tomado essa medida - China, Rússia, Ucrânia, Tailândia, Indonésia, Líbano, Bahrein, Croácia, Sérvia, Montenegro.

Portugueses regressam

Em Portugal não havia ontem casos sinalizados. A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse em conferência de imprensa que as análises feitas até agora a casos suspeitos deram resultados negativos.

A ministra afirmou também que os "medicamentos da reserva estratégica "estão em perfeito estado de conservação" e a sua quantidade é "adequada" para enfrentar uma eventual pandemia.

"Só há risco para as pessoas que se deslocaram às regiões afectadas ou estiveram em contacto com pessoas que ali estiveram", disse ainda Ana Jorge.
Os operadores turísticos com voos charters (não regulares) de Portugal para o México suspenderam-nos, devendo retomá-los só depois de verem qual é a "evolução da situação", afirmou à Lusa o porta-voz da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Paulo Brehm.

Para já o único voo que está marcado é o da próxima segunda-feira para ir buscar os portugueses que se encontram de férias no México, acrescentou. com Nuno Ribeiro, em Madrid