5.12.14

Famílias com maior rendimento perderam mais poder de compra

in Diário de Notícias

Rendimentos mais altos, em Portugal, foram os mais afectados pelo quadro de dificuldades económicas, de acordo com relatório da Organização Internacional do Trabalho.

As famílias com maior rendimento perderam mais poder de compra do que as de menores rendimentos nos últimos anos em Portugal, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado esta sexta-feira, em Genebra.

A OIT indica que a desigualdade de rendimento entre famílias de alto rendimento e famílias de baixo rendimento diminuiu em Portugal por causa da diminuição dos salários nas que tinham maior poder de compra.

A autora do "Relatório Global de Salários 2014/15", a economista Rosalia Vazquez-Alvarez, explicou à agência Lusa que houve "uma diminuição dos salários e de todo o tipo de rendimentos em geral", mas "o poder aquisitivo diminui muito mais para as famílias com maior rendimento que para as famílias com menor rendimento".

Esta diminuição deveu-se, principalmente, a cortes nos salários das famílias com maiores rendimentos e este fenómeno, chamado "efeito de nivelação", deu lugar a uma redução das desigualdades entre as famílias.

Diminuir desigualdades
Segundo a OIT, os salários formam a maior fonte de rendimento nos países desenvolvidos e a evolução dos salários bem com a diminuição das desigualdades dependem dos governos.

"A curto prazo, a evolução dos salários depende muito das políticas dos governos. A desigualdade vai diminuir se se aumentar o salário mínimo, mas esse aumento depende das políticas aplicadas pelos governos", adiantou.

De acordo com Rosalia Vazquez-Alvarez, esse aumento pode ser feito com base em políticas económicas que reflictam o custo de vida bem como o custo de produção.

O documento da OIT analisa as principais tendências dos salários nos países desenvolvidos, emergentes e países em desenvolvimento e aponta também as desigualdades no mercado de trabalho e no rendimento familiar.