5.12.14

Lisboa eleita Capital Europeia do Voluntariado 2015

in TVI24

Dia Internacional do Voluntariado é já esta sexta-feira

A cidade de Lisboa foi hoje eleita como Capital Europeia do Voluntariado 2015, decisão que foi revelada na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala na sexta-feira, anunciou o município.

«Lisboa foi hoje escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015, sucedendo à cidade de Barcelona, que com este anúncio encerrou as atividades que o município catalão desenvolveu durante o ano em que teve este estatuto», lê-se numa nota do gabinete do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, enviada à agência Lusa.

A escolha foi revelada esta tarde em Barcelona, adiantou a autarquia.

Entre as cidades que estavam a concurso encontram-se Basel (Suíça) e Nápoles (Itália).

De acordo com o comunicado, foram analisados os níveis de aplicação, por cada município concorrente, das políticas incluídas no Policy Agenda for Volunteering in Europe (PAVE), apresentado em 2011, como «a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste setor, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário», pode ler-se.

A câmara realça que este estatuto visa «promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção».

A capital portuguesa vai celebrar o feito com um encontro na sexta-feira, às 17:00 nos Paços do Concelho, entre pessoas que estão à procura de locais para fazer voluntariado e organizações que estão à procura de voluntários.