12.6.15

Mota Soares: "Desemprego está a ir na trajectória certa"

por Ana Luísa Marques, in Negócios on-line

Dados do desemprego são "uma boa notícia" que, certamente, dará "confiança e esperança aos portugueses que ainda estão numa situação de desemprego", afirmou o ministro da Segurança Social.

Em reacção aos dados do desemprego, Pedro Mota Soares repetiu as palavras proferidas minutos antes por Paulo Portas. "Portugal chegou a ter uma taxa de desemprego em 18%, depois desceu para 17%, depois para 16%, depois para 15%, depois para 14% e, agora, para 13%", afirmou o ministro da Segurança Social em declarações aos jornalistas no dia em que foi conhecido que a taxa de desemprego caiu, em Abril, de 13,2% para 13%.

Pedro Mota Soares considera que estes dados são uma "boa notícia" que, certamente, dará "confiança e esperança aos portugueses que ainda estão numa situação de desemprego". "Estamos a ter uma redução com significado do desemprego. O desemprego está a ir na trajectória certa. E queremos que a taxa continue a descer", afirmou o ministro da Segurança Social, tendo destacado a evolução da população empregada e do desemprego entre as mulheres e os jovens.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta terça-feira, 2 de Junho, que, em Abril, a taxa de desemprego caiu de 13,2% para 13%, o que corresponde a um mínimo de Agosto de 2011.

Ao contrário do que chegou a acontecer durante alguns trimestres, esta diminuição do desemprego foi acompanhada por um reforço do emprego. Segundo o INE, em Abril, Portugal tinha 4.486,3 mil pessoas empregadas. Ou seja, mais 22,1 mil do que em Março (0,5%). Também neste caso, a melhoria fez-se sentir em todos os grupos analisados: adultos (15,4 mil), homens (13,4 mil), mulheres (8,6 mil) e jovens (6,6 mil).