1.2.16

Envelhecimento Ativo dá origem a Coro Sénior de Esposende

In "Correio do Minho"

A criação do Coro Sénior de Esposende é o mais recente desafio lançado aos idosos do concelho, no âmbito do Programa Envelhecimento Ativo 2016, que é anualmente dinamizado pela Rede Social de Esposende.

A par da possibilidade de usufruir, gratuitamente e ao longo de todo o ano, de um conjunto muito diversificado de atividades de vária índole, a comunidade sénior tem, agora, a oportunidade de participar num projeto que fará reavivar as suas vivências e memórias, nomeadamente através dos cantos populares e regionais, estimulando as suas capacidades cognitivas e intelectuais.

Constituindo a prática do canto um excelente meio para a integração dos cidadãos em comunidade, o Município entende chegada a altura de se avançar com este projeto, na medida em que o modelo atual de funcionamento em articulação da Rede Social de Esposende assim o permite, potenciando-se as mais diversas sinergias, à semelhança do que se tem verificado noutros projetos de cariz social.

Este desafio, que visará sobretudo uma maior inclusão social dos mais velhos, estimulando à sua participação num projeto que certamente será enriquecido pelos seus contributos, saberes e vivências, pretende reforçar o companheirismo e o convívio desta faixa etária, contribuindo para um envelhecimento efetivamente ativo em todo o concelho de Esposende.

O projeto, que contará com a direção artística e musical dos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, será desenvolvido em articulação com todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho com valência para a terceira idade, e contará com a habitual colaboração das Juntas de Freguesia.

Semanalmente, em quatro espaços no concelho, serão realizados ensaios para os idosos interessados, aposentados ou integrados em instituições. Assim, à quarta-feira, às 10h15, a prática do canto acontecerá nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Fão, e acolherá os interessados de Apúlia, Fão, Fonte Boa e Rio Tinto. Os restantes ensaios terão lugar à quinta-feira, às 9h50 na sede da ACARF - Associação Social, Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, para os interessados de Forjães, Belinho, S. Bartolomeu do Mar, Antas e Curvos, às 14h00 no CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, para os interessados de Palmeira de Faro, Curvos, Vila Chã e Gemeses, e às 15h00 no Salão Paroquial de Marinhas, para os de Esposende, Marinhas e Gandra.

As inscrições poderão ser efetuadas em qualquer uma das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente na ACARF - Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, JUM - Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, Centro Comunitário de Vila Chã/Esposende Solidário, Fundação Lar Santo António, GRASSA - Centro Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão/Centro Social das Pedreiras.