4.2.16

INEM sem psicólogos para ajudar população

Cristina Serra, in "Correio da Manhã"

Os turnos dos profissionais de Lisboa não estão assegurados.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) não assegura o apoio psicológico a vítimas ou familiares 24 horas por dia no local da ocorrência. O problema coloca-se especialmente em Lisboa, após a saída, em dezembro de 2015, de dois psicólogos, que foram para o Algarve.

INEM sem psicólogos para ajudar população A escala de dezembro de 2015 a que o CM teve acesso revela falhas nos turnos dos psicólogos de Lisboa. É o caso dos dias 1 e 2 em que só esteve assegurado o turno da manhã. No dia 3 não houve escala no turno da noite e nos dias 5 e 8 só houve psicólogo no turno da manhã. No dia 6 houve falta de psicólogo no turno da noite. Os exemplos repetem-se ao longo do mês.

"O apoio deve ser feito mediante uma intervenção de proximidade, ir ao terreno prestar apoio à pessoa que perdeu o familiar num acidente, e esse serviço à população não está a ser garantido 24 horas por dia em Lisboa", afirmou ao CM Paulo Amaral, porta-voz do Conselho Português de Proteção Civil. Ao CM, o gabinete de comunicação do INEM afirmou que, em dezembro de 2014, os dois psicólogos de Faro foram sujeitos a mobilidade excecional, por um um ano, para garantir a operacionalidade da Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência de Lisboa 24 h/dia". O apoio telefónico é garantido a nível nacional e está previsto um reforço para colmatar as necessidades.