10.2.16

Jornada de reflexão partilhou vivências do voluntariado

In "Diário de Coimbra"

O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu um encontro de voluntários, subordinado à temática “Voluntariado faz bem à saúde!”.
A iniciativa, promovida pela Fisio André Viegas – Gabinete de Fisioterapia, em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, visava a partilha de experiências de voluntariado de uma forma informal.

Da valorização e promoção do voluntariado, à caracterização dessa realidade no concelho, passando pelo papel do Banco de Voluntariado de Cantanhede, e à partilha de experiências em voluntariado nacional e internacional, foram estes alguns dos temas abordados.
Como palestrantes estiveram presentes, Pedro Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Cantanhede; Ana Gonçalves, enfermeira, Célia Oliveira, designer, Cláudia Veríssimo, fisioterapeuta, João Pedro Lopes, advogado, e Margarida Vieira, bióloga, que partilharam muitas das experiências vivenciadas.

No entanto, a interacção com o público presente foi notória, permitindo testemunhos emocionados de quem participa em acções de voluntariado de interesse social e comunitário, realçando a entrega gratuita e desinteressada ao outro, o compromisso e a responsabilidade na redução das disparidades sociais.

Na abertura, o vereador Pedro Cardoso enalteceu o êxito da iniciativa e felicitou «a Fisio André Viegas por esta dinâmica, bem demonstrativa da responsabilidade social desta empresa, centrando-se numa área tão importante como a do voluntariado».

«O voluntariado é, antes de mais, uma forma de estar na vida. E, por isso, faz bem à saúde, recomenda-se e é claramente, como veremos pelos testemunhos, uma forma de participação cívica, de “fazer parte da solução” na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais desenvolvida», reforçou o autarca.

O voluntariado demonstra, sem dúvida alguma, um acto de cidadania que permite, a quem o pratica, encontrar felicidade para a sua vida, no bem-estar do outro. Com a colaboração do “Projecto ArcoÍris” e do “Chá às 5” seguiu-se um lanche, que proporcionou mais um momento de convívio entre os presentes.

| Jornada de reflexão partilhou vivências do voluntariado Valorização “Voluntariado faz bem à saúde!” foi a temática do encontro, que transmitiu testemunhos emocionados D.R.

O auditório da Biblioteca de Cantanhede recebeu palestrantes com diferentes experiências A Câmara Municipal avançou com a criação do Banco de Voluntariado de Cantanhede, no ano de 2005, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento de acções de voluntariado em diversos domínios, facultando às instituições que necessitam de trabalho voluntário a possibilidade de tirarem partido da disponibilidade de muitos munícipes interessados em exercerem essa actividade.

Actualmente, no Banco de Voluntariado de Cantanhede encontram-se inscritos mais de 500 voluntários e 25 instituições receptoras de voluntariado, existindo sempre abertura para o apoio a ideias ou projectos relativos a várias áreas (educação, acção social, saúde, cultura, desporto, ambiente, protecção civil, justiça e desenvolvimento económico e social).