10.2.16

Portugueses tentam apoiar refugiados na linha da frente

Mónica Silvares, in "Económico"

A Plataforma de Apoio aos Refugiados vai tentar replicar na Grécia o modelo de ajuda usado no Líbano.

Portugal pode estar na linha da frente de apoio aos refugiados que chegam à Grécia. A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) está a “equacionar” “apoiar com roupas, bens alimentares” e até recolher financiamento para as instituições que estão dar a primeira ajuda aos refugiados que chegam à República helénica todos os dias, garantiu Rui Marques, responsável da PAR, ao Diário Económico.

De partida para a Grécia no próximo domingo, Rui Marques está a estudar a possibilidade de replicar o tipo de apoio que a instituição já deu no Líbano. A ida a Atenas e Lesbos decorre de um convite de José Carreira, o director executivo do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo. “Vamos tentar perceber como se faz o processo de recolocação, para depois ajudar a perceber onde estão os bloqueios”, disse Rui Marques ao Diário Económico. O responsável explicou que esta ida à Grécia nada tem a ver com o processo de triagem e selecção dos refugiados que está totalmente a cargo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Rui Marques admite que a PAR gostaria que a sociedade civil pudesse estar no terreno, com as equipas de triagem, mas “isso não acontece, nem está previsto que venha a acontecer.

Portugal está disponível para receber mais refugiados, o primeiro-ministro disse-o em Berlim no final da semana passada. E segundo José Carreira já há 600 refugiados prontos para poderem ser recebidos em Portugal. “O trabalho para os identificar já está feito”, por isso, faltará “menos de um mês”, “talvez duas a três semanas” para que Portugal os receba, disse o responsável em entrevista ao ‘Diário de Notícias’, na passada sexta-feira.

Rui Marques não tem detalhes deste grupo, mas lembra que não é garantido que seja a PAR a recebê-los, já que esta plataforma apenas acolhe famílias. Quem vem individualmente é encaminhado para as outras soluções disponíveis.