8.6.16

Diocese tem as portas abertas para receber refugiados

In "Jornal A Beira"

O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, disse na passada segunda-feira, 23 de maio, que a Diocese tem as “portas abertas” para receber refugiados, mas lembrou que muitas vezes “a política não facilita” essa vinda, exigindo muitos protocolos.

D. Ilídio falava na abertura da Semana Solidária da Freguesia de Viseu que aconteceu na Escola Secundária Alves Martins e abriu na segunda-feira com a conferência ‘A(B)raços com o Voluntariado’ que juntou numa ‘mesa redonda’ a Cáritas Diocesana, a Amnistia Internacional e a ‘From Kimera With Love’, um projeto de voluntariado criado pela portuguesa Marta Baeta. O Bispo de Viseu lembrou alguns momentos da ação do Papa Francisco no caso específico dos refugiados, e referiu que “num mundo em que se globaliza a indiferença”, em que “ficamos insensíveis às imagens que passam nas televisões”, as pessoas devem procurar ver na solidariedade uma forma de conhecerem o outro, as suas necessidades, de forma a transmitir um “acolhimento humano” tão necessário aos mais necessitados.

Antes, o presidente da junta de Viseu, Diamantino Santos, apresentou alguns dos momentos da Semana Solidária, enfatizando que “há em Viseu uma comunidade que se preocupa, que é solidária”. Dirigindo-se aos muitos alunos presentes no auditório, o autarca incentivou-os a darem “um bocadinho de nós aos outros. Uma palavra amiga é por vezes fundamental”, apelando a que “participem e sejam solidários”.
A Semana Solidária está a decorrer até domingo, 29 de maio. Para esta quinta-feira, dia 26, está marcada uma edição especial do Mercado ‘Indo Eu’, no Mercado 2 de Maio. Na sexta-feira, dia 27 será dedicada ao Associativismo, com a realização da conferência ‘O Associativismo em Portugal: Metas e desafios’, marcada para as 14h30 na sede da Associação Comercial. Durante o encontro, várias instituições nacionais darão a conhecer o trabalho que estão a desenvolver na área do associativismo, enquanto que as associações locais irão apresentar “casos de sucesso” em áreas como a juventude, turismo, desporto, cultura e apoio social.