27.1.17

Homem detido em investigação de abusos sexuais no desporto inglês

in Jornal de Notícias

Um homem de 70 anos foi preso no âmbito de uma investigação em curso sobre abuso sexual de menores no contexto dos escalões de formação, que tem abalado o desporto britânico.

O processo, de acordo com os dados revelados pelas autoridades, envolve já 248 clubes, dos mais variados escalões, que, de alguma forma, estão a ser inquiridos sobre os alegados abusos sexuais de menores perpetrados durante décadas.

O indivíduo em questão, ainda de acordo com a polícia inglesa, foi preso na sequência da investigação em curso por "suspeita de indecência com crianças" e "agressão indecente".

O número de alegadas vítimas envolvidos neste escândalo sexual no desporto britânico, dado que não é apenas no futebol que se verificam estes casos, ascende já a 526, na sua maior parte do sexo masculino, e 184 potenciais molestadores já estão identificados.

O processo foi desencadeado por declarações do ex-futebolista Andy Woodward, que admitiu ter sido molestado sexualmente em criança, quando jogava no modesto Crewe Alexandra.

O desabafo de Andy Woodward foi secundado por outros ex-futebolistas ingleses, que apontaram ainda o nome do 'olheiro' Eddie Heath, já falecido, que integrou a equipa técnica do Chelsea na década de 70, como um dos abusadores.