19.4.17

Trinta e nove mil famílias de Leiria abrangidas pela tarifa social

in Notícias ao Minuto

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, disse hoje que no distrito de Leiria há 39 mil famílias que são abrangidas pela tarifa social da eletricidade, das quais 6.300 são do concelho de Pombal.

Durante a inauguração da subestação do Louriçal, no concelho de Pombal, no distrito de Leiria, Jorge Seguro Sanches salientou a importância da tarifa social para as famílias mais carenciadas.

"Ao nível da política de energia, no Governo estamos centrados em três ou quatro ideias que são fundamentais. A primeira delas foi termos colocado um automatismo naquilo que existia na lei desde 2010, que era a existência da tarifa social. Hoje abrange cerca de 800 mil famílias no país e há cerca de um ano e meio eram pouco mais de 80 mil", revelou.

Segundo o governante, isto "significa que no distrito de Leiria são mais de 39 mil famílias que têm um desconto de mais de 33% na fatura da eletricidade, que aqui no município [Pombal] são mais de 6.300 famílias".

O secretário de Estado salientou que "esse foi um dos objetivos" colocados pelo Governo, "com a ajuda das empresas, e que hoje possibilita que as famílias mais carenciadas tenham apoio da tarifa social".

"Quando se fala de tarifa social não fico satisfeito por 800 mil famílias a terem, mas significa que durante muitos anos esse trabalho não foi feito e que agora estamos a tentar fazê-lo da melhor maneira, para dar as melhores condições de vida aos portugueses", afirmou.

Jorge Seguro Sanches acrescentou que, este ano, a eletricidade teve "o aumento mais baixo dos últimos dez anos" e, "pela primeira vez, também foi abaixo da inflação".

"Tivemos uma atitude de muito cuidado e rigor com tudo o que tem a ver com os preços. Ainda ontem [segunda-feira] soubemos que o preço do gás natural, pelo terceiro ano consecutivo, vai ter uma descida, num momento em que o preço do petróleo vai subindo", informou ainda o governante.

Jorge Seguro Sanches disse que com as tarifas atuais, "mesmo com algumas dificuldades", é possível "ter famílias a viver melhor e empresas a conseguirem ser mais competitivas".