4.9.19

Carrinha Vida + Móvel vai a aldeias de Soure promover a saúde e prevenir a doença

por Notícias de Coimbra

Estará em funcionamento, durante três semanas, uma viatura equipada que irá percorrer a região das Terras de Sicó para avaliar gratuitamente o estilo de vida de várias comunidades do interior.

Iniciativa é coordenada pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra.

Nos dias 4 e 5 de setembro, quarta e quinta-feira, a carrinha Vida+ Móvel vai visitar duas aldeias do município de Soure para avaliar o estilo de vida destas populações e sensibilizar para a importância de um envelhecimento ativo e saudável. Trata-se de uma iniciativa do projeto europeu HeaLIQs4Cities que arranca no próximo dia 4, na freguesia de Degracias, junto à capela, entre as 10h e as 17h. No dia seguinte, a viatura segue para a localidade de Casais de São Jorge, onde estará estacionada junto à capela, também entre as 10h e as 17h.

Durante três semanas, a missão é proporcionar um serviço de proximidade na promoção da saúde e prevenção da doença em zonas isoladas e envelhecidas do interior do país, com dificuldade no acesso à inovação e serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar. No itinerário da primeira semana, estão ainda incluídas as localidades de Poios (Pombal) a 6 de setembro e Alvaiázare (Leiria) a 7 e 8 de setembro
Quem visitar a carrinha Vida+ Móvel começa por responder a um questionário de avaliação do estilo de vida – desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da UC – e avaliar gratuitamente alguns parâmetros fisiológicos do corpo, como peso, equilíbrio, pressão arterial, função pulmonar, frequência cardíaca, tempo de reação e flexibilidade.

Para lá do relatório que cada participante recebe da avaliação, será efetuado um acompanhamento personalizado através de recomendações sobre hábitos saudáveis e estratégias para um envelhecimento mais ativo e saudável. A importância de alimentação equilibrada, exercício físico regular, interação social e saúde mental serão as vertentes exploradas para que o cidadão entenda a importância de diminuir fatores de risco associados a doenças cardiovasculares e metabólicas (obesidade, Diabetes, fígado gordo ou hipertensão) e de caráter inflamatório e degenerativo (depressão e demência), que podem ser prevenidas, e até mesmo atenuadas, com a adoção de um bom estilo de vida.

“Uma das características mais relevantes do Vida+ Móvel é a capacidade de usar a tecnologia e o conhecimento para gerar um impacto direto e a curto prazo no cidadão, em particular nos que vivem em zonas rurais”, explica António Cunha, coordenador do projeto. “Para além do impacto que o projeto terá no cidadão que visitar o veículo, os dados que forem recolhidos pela ferramenta serão importantes para a ciência, considerando que não existem muitos estudos que cruzem saúde com ruralidade”, acrescenta.

Espera-se, ainda, que o Vida+ Móvel contribua para que os cidadãos identifiquem aspetos que gostariam de mudar nas suas localidades para terem uma melhor qualidade de vida.